terça-feira, 2 de outubro de 2012

Construtoras recebem notificação sobre trabalho em altura (Fonte: MPT)


"Maiores empresas do setor em Pernambuco receberam recomendações sobre o cumprimento da NR 35.
Recife – O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou notificação com recomendações sobre medidas de proteção para trabalho em altura as 20 maiores empresas de construção civil no estado de Pernambuco. Sindicatos patronal e de trabalhadores também receberam o documento. O objetivo é informar e conscientizar os empregados e as empresas sobre a importância do cumprimento da Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que entrou em vigor na última semana. A norma prevê medidas de proteção para trabalho em altura. 
A ação é resultado da Semana Nacional da Construção Civil, promovida nos dias 24 a 28 de setembro deste ano, pela Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Coodemat) do MPT. 
Números – Morre um trabalhador por dia na construção civil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social (MPS). Em 2010, foram registradas 438 mortes no setor.  De acordo com o procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, além de prejudicial para os trabalhadores, que são expostos a total falta de proteção e segurança, as mortes e os acidentes de trabalho na construção aumentam o custo Brasil e geram uma despesa que atrapalha o desenvolvimento do país.
 Na ação, o MPT pede, ainda, que as obrigações definidas na liminar adquiram caráter definitivo e que o grupo seja condenado ao pagamento de indenização de R$ 500 mil por dano moral coletivo. 
O grupo – A Almaviva do Brasil integra o Grupo AlmavivA – The Italian Innovation Company.  A empresa possui sede em Belo Horizonte, três filiais em São  Paulo e uma em Juiz de Fora e, só no Brasil, mantém cerca de 12 mil empregados."

Extraído de http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hH92BPJydDRwN_E3cjA88QU1N3L7OgsFBfM6B8pFm8AQ7gaEBAt5d-VHpOfhLQnnCQzbjVOppC5PHY5OeRn5uqX5AbURkckK4IAFiz3fc!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfQUdTSUJCMUEwTzRHMjBJVDU1R0o2UlZKRzI!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/mpt/portal+do+mpt/comunicacao/noticias/construtoras+recebem+notificacao+sobre+trabalho+em+altura

Nenhum comentário:

Postar um comentário