segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mudanças no setor elétrico e MP 579: "Influência de Harvard"

“Autor(es): » DENISE ROTHENBURG

Correio Braziliense - 17/09/2012

 

Desde que foi escalada para trabalhar na equipe de transição do governo FHC para o de Lula, ainda em 2002, Dilma Rousseff passou a estudar tudo sobre o assunto. Quando virou ministra, então, nem se fala. Foi atrás dos maiores especialistas em cada área para tratar do tema. Foi assim que ela chegou a Ashley C. Brown, diretor-executivo do grupo de política de Eletricidade de Harvard , uma das mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos. Brown foi citado no discurso como um dos mentores do pacote de redução de tarifas anunciados na terça-feira da semana passada.

A citação foi justa. Esse advogado norte-americano que começou sua vida profissional em Ohio tem ligações antigas com o Brasil. Morou em Curitiba em 1967, ainda estudante, ao fazer intercâmbio. Tem larga experiência em estudos de infraestrutura no mercado econômico, e é consultor de governos de vários países, incluindo o do Brasil. Seu trabalho de 20 páginas, obtido com exclusividade pelo Correio, foi seguido quase que ipsis litteris pelo no desenho do pacote. Foi crucial para que Dilma tomasse as decisões que tomou, seja na abertura para renovação das concessões, seja na extinção dos penduricalhos que eram mantidos na conta de luz.

Brown diz claramente em seu trabalho que o Brasil não tem hoje um mercado de energia competitivo, no qual o sucesso dos geradores de energia dependa de eficiência. O país tampouco apresenta preços transparentes, capazes de dar aos geradores informações claras sobre o nível de produtividade e eficiência que eles precisam alcançar para competir com sucesso, e, aos consumidores as informações que necessitam para usar essa energia com mais parcimônia.

...”

Íntegra disponível em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/17/influencia-de-harvard

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário