quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dilma sanciona lei que cria cotas em universidades (Fonte: O Globo)


"BRASÍLIA Ao sancionar ontem a Lei das Cotas, que destina 50% das vagas nas universidades federais a alunos de escolas públicas, a presidente Dilma Rousseff disse que o desafio do governo agora é conciliar democratização do acesso ao ensino superior com manutenção de alto nível de ensino e "meritocracia". O texto aprovado pelo Congresso teve só um veto, no artigo segundo, que estabelecia que um dos critérios de seleção dos alunos cotistas seria o Coeficiente de Rendimento, obtido pela média das notas no ensino médio. Com o veto, o critério passa a considerar a nota no Enem, como defendia o MEC.
- A importância desse projeto, e o fato de sairmos da regra e fazermos uma sanção especial (com convidados), tem a ver com um duplo desafio. Primeiro, a democratização do acesso às universidades e, segundo, fazer isso mantendo um alto nível de ensino e a meritocracia. O Brasil precisa fazer face a esses dois desafios, não apenas a um - afirmou Dilma.
A presidente destacou a democratização do ensino:
-Nada adianta eu manter uma universidade fechada e a população afastada em nome da meritocracia. Também de nada adianta eu abrir universidade e não preservar a meritocracia. Por isso, hoje estamos aqui celebrando duas ações: uma pelo mérito e outra pela democratização do acesso à universidade brasileira."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/30/dilma-sanciona-lei-que-cria-cotas-em-universidades/?searchterm=Dilma%20sanciona%20lei%20que%20cria%20cotas%20em%20universidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário