sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mineirão sedia Ato Público pelo Trabalho Seguro na Indústria da Construção (Fonte: TRT 3ª Reg.)

"O TRT da 3ª Região realiza, no próximo dia 22 de junho, às 10 horas, na esplanada do novo Mineirão, o Ato Público pelo Trabalho Seguro na Indústria da Construção, como parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do TST, que tem como gestor nacional o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, e que em Minas, é coordenada pelo desembargador Anemar Pereira Amaral e pelo juiz Eduardo Aurélio Pereira Ferri, titular da 8ª Vara do Trabalho de BH, gestores regionais.

O evento pretende reunir cerca de 2 mil e 500 operários que hoje trabalham no Consórcio Minas Arena, responsável pelas obras do Mineirão, e representantes do setor de construção civil, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de se cumprir as normas de segurança no trabalho para evitar danos à vida e à saúde dos trabalhadores envolvidos nas muitas obras para a Copa do Mundo em 2014 no Brasil. De acordo com Severiano Braga, gerente de operações da Minas Arena, 58% dos trabalhos no estádio já foram concluídos e agora eles realizam a 3ª etapa da obra, que deverá estar pronta até o final deste ano.

O número de acidentes de trabalho ainda é preocupante e, embora tenha diminuído de 755.980 casos em 2008 para 733.365 em 2009, chegando atualmente a 701.496, o número de óbitos registrou aumento: de 2.817 mortes em 2008, o número caiu em 2009 para 2.560, mas voltou a subir em 2010, com 2.712 óbitos registrados decorrentes de acidentes de trabalho.

O evento contará com as presenças do ex-jogador Bebeto e de vários ex-jogadores mineiros, especialmente convidados para solenidade, além do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen e autoridades. No evento, serão sorteadas camisas autografadas, oferecidas pela CBF, brindes e kits de segurança. Serão distribuídas também cartilhas com instruções sobre segurança e saúde para trabalhadores da indústria da construção e revista em quadrinhos sobre prevenção de acidentes de trabalho, que serão utilizados na educação de empregadores, trabalhadores e estudantes de Minas Gerais e de todo o Brasil.

O programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro é uma iniciativa do TST e do CSJT, e em Minas, a gerência regional dos trabalhos fica por conta do comitê gestor, composto pela Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Advocacia Geral da União e Instituto Nacional da Seguridade Social - INSS.

São parceiros do TRT na realização do Ato Público: Sesi/Fiemg, Sicepot - Sindicato da Indústria da Construção Pesada de MG, Sinduscon - Sindicato da Indústria da Construção Civil de MG e Siticop - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada.

O evento será transmitido ao vivo pelo site www.trt3.jus.br."

Nenhum comentário:

Postar um comentário