sexta-feira, 15 de junho de 2012

Eletrobras otimista com leilão de hidrelétricas do Tapajós em 2013 (Fonte: Jornal da Energia)

"Estudos de viabilidade reúne grupo numeroso, com grandes empresas do setor elétrico mundial

Por Fabíola Binas, do Rio de Janeiro (RJ)


Os estudos de viabilidade para a implantação do Complexo Hidrelétrico de Tapajós atraem cada vez mais a atenção do setor. A Eletrobras, responsável pela empreitada desde o início, tinha a seu lado no projeto a subsidiária Eletronorte, a construtora Camargo Corrêa e a francesa EDF. No começo de julho, a Cemig revelou, por meio de comunicado ao mercado, que entrou no processo junto a Neoenergia, Endesa, GDF Suez e Copel.

"Estamos trabalhando para que em 2013 seja possível realizar o leilão", comentou o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, em conversa com o Jornal da Energia. O executivo esteve presente em um painel sobre energia renovável durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Para Costa Neto, a movimentação do setor em torno do empreendimento é positiva. "É um projeto grande, sendo importante que haja essa união", ressaltou. A grande parceria visa concluir os levantamentos referentes a São Luiz do Tapajós (6.133MW), Jatobá (2.336MW), Cachoeria do Caí (802MW), Jamanxim (881MW) e Cachoeira dos Patos (528MW).

A expansão do grupo responsável pelos estudos de viabilidade é resposta a uma chamada pública aberta pela própria Eletrobras, que buscava mais parceiros interessados. Os empreendimentos devem somar cerca de 10,6GW em potência instalada e inaugurar o conceito de "usina plataforma", para a redução dos impactos ambientais.

A ideia é levar operários de helicóptero, como em plataformas de petróleo, para não criar cidades na região, uma vez que os potenciais a serem explorados estão em áreas de floresta amazônica."

Extraido de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=10211&id_tipo=3&id_secao=3&id_pai=2&titulo_info=Eletrobras%20otimista%20com%20leil%26atilde%3Bo%20de%20hidrel%26eacute%3Btricas%20do%20Tapaj%26oacute%3Bs%20em%202013

Nenhum comentário:

Postar um comentário