sexta-feira, 25 de maio de 2012

Trabalhadores da Sanepar aprovam reajuste salarial de 7,58% (Fonte: Saemac)


"
"Depois de três meses de negociações e a apresentação de três propostas diferentes por parte da empresa, os trabalhadores da Sanepar aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho, que tem validade até 28 de fevereiro de 2013.
O reajuste salarial da categoria será de 7,58%, sendo 5,47% referente ao zeramento da inflação (INPC) relativo ao período de 01 de março de 2011 a 28 de fevereiro de 2012 e 2% de ganho real. Outros benefícios aceitos pelos trabalhadores foram o abono equivalente a 85% de uma remuneração mais o valor linear de R$ 1.500,00 e o aumento no auxílio-alimentação, que passará a ser de R$ 638,21.
 Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento (Saemac), Gerti José Nunes, a proposta não foi satisfatória. “Entendemos que este acordo não proporciona a recuperação das perdas salariais – acumuladas em 18,38% - que imaginamos que iria acontecer. O sindicato, inclusive, demonstrou aos trabalhadores que a proposta não era boa e, apesar da aceitação não ter sido tão expressiva – apenas 53,9% contra 43,9% de rejeição e 2,2% de abstenções – o voto dos trabalhadores é soberano”, explica.
No dia 19 de abril, os diversos sindicatos da categoria solicitaram a interferência de Beto Richa no processo de negociação, devido à intransigência da Sanepar em aceitar as reivindicações, mas o governador não se manifestou a respeito. “O Beto confirmou que recebeu a nossa solicitação, mas disse apenas que analisaria o pedido e, posteriormente, nos daria uma resposta”, conta Nunes.
 
Agora, a reivindicação dos trabalhadores é pelo Programa de Participação nos Resultados (PPR). Ao contrário do que acontecia em anos anteriores, quando a empresa destinava 25% do montante dos acionistas para distribuir entre os empregados, este ano a Sanepar pretende destinar apenas 8,7%. “Isso é inadmissível! A empresa teve um crescimento de 83% no lucro em 2011, chegando aos 249 milhões e agora não quer repassar o mesmo percentual de outros anos aos trabalhadores, esquecendo que são eles os responsáveis por este lucro”, enfatiza Nunes."

Extraído de www.saemac.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário