sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Eletronuclear garante que cronograma de Angra 3 será cumprido (Fonte: Jornal da Energia)

´´A Eletrobras Eletronuclear reafirmou nesta semana a data de operação comercial da primeira unidade geradora da usina nuclear de Angra 3. Segundo a empresa, as obras da planta em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, estão dentro do cronograma. A previsão é de que em dezembro de 2015 a terceira central atômica do Brasil esteja produzindo energia elétrica comercialmente.
A nota de esclarecimento foi divulgada para rebater informações que circulavam na mídia de que o prazo seria adiado para 2016. "Com respeito às notícias veiculadas pela imprensa de que seria apresentado um novo cronograma para as obras da usina nuclear Angra 3 e que esta possivelmente somente entraria em operação em 2016, a Eletrobras Eletronuclear reafirma que a data planejada para o início da operação comercial da unidade é dezembro de 2015", diz o texto.
Ainda de acordo com companhia, a licitação para os serviços de montagem eletromecânica de Angra 3 está em andamento normal e a próxima etapa do processo, na qual serão abertos os envelopes com as linhas metodológicas para a execução dos serviços, está prevista para ser realizada no dia 27 de fevereiro.
Até o momento, já foram injetados 600 milhões de euros em Angra 3. Para a conclusão do empreendimento, são estimados investimentos adicionais da ordem de R$ 9,9 bilhões (na base de preços de junho de 2010), dos quais 70% são gastos efetuados no Brasil.
O projeto financeiro de usina considera que parte do investimento virá de empréstimos com bancos estrangeiros, para o financiamento de serviços estrangeiros de engenharia e aquisições de equipamentos no mercado internacional. O restante provirá da Eletrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a aquisição de bens e serviços nacionais.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Angra 3 terá 1.350MW de potência. No entanto, a Eletrobras constatou que a viabilidade para aumentar a potência para 1.405MW.´´

Extraido de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=9015

Nenhum comentário:

Postar um comentário