terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Eletronuclear adia processo licitatório de montagem eletromecânica de Angra 3" (Fonte: Jornal da Energia)

"Empresas concorrentes entram com recursos e obrigam a estatal postergar abertura de envelopes
Por Wagner Freire

Estava marcada para esta segunda-feira (27/2) a abertura dos envelopes com a metodologia de execução dos serviços relacionados à montagem eletromecânica da usina nuclear de Angra 3, em construção no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. No entanto, o Jornal da Energia apurou que o processo foi adiado e, pior, não tem previsão para ser retomado.
"Não houve a abertura dos envelopes porque as empresas concorrentes entraram com uma série de recursos questionando o processo. Agora, uma comissão da Eletronuclear vai analisar os pedidos", comunicou a assessoria de comunicação da estatal. "O resultado será publicado no Diário Oficial assim que tivermos uma definição. Contudo, não há previsão para isso acontecer".
Em disputa está um contrato de R$1,9 bilhão - montante estimado para a próxima fase das obras da usina. A princípio, quatro consórcios e uma empresa estavam interessadas na montagem eletromecânica de Angra 3. Após a fase de habilitação, ficou definido que apenas dois grupos continuariam na disputa: o consórcio UNA 3 - formado por Andrade Gutierrez, Odrebrecht, Camargo Corrêa e  UTC Engenharia - e o grupo Angra 3, que tem como membros Queiroz Galvão, Empresa Brasileira de Engenharia e Techint Engenharia.
Os concorrentes não habilitados foram o consórcio Construcap - Orteng, formado pelas empresas de mesmo nome, e Itaorna, que reunia a construtora OAS e a Sog Óleo e Gás. Participava ainda da licitação a Skanska Brasil.
Pelo cronograma original, a previsão é de que a terceira nuclear brasileira, de 1.405MW de potência, comece a operar comercialmente em dezembro de 2015. Neste ano, a Eletrobras Eletronuclear chegou a rebater informações da mídia de que a usina iria funcionar somente em 2016."
Extraido de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=9141&id_secao=4&titulo_info=Angra%203%20adia%20etapa%20de%20licita%26ccedil%3B%26atilde%3Bo

Nenhum comentário:

Postar um comentário