segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Após pressão da comunidade universitária Reitoria revoga contrato com Santander (Fonte: APUFPR)

"No dia 17 de fevereiro a Administração da UFPR publicou no Portal da Instituição uma nota em que confirma o cancelamento do contrato que previa o fornecimento de carteirinhas para servidores e alunos por parte do Banco Santander.
A revogação do contrato ocorreu após grande pressão da comunidade universitária da UFPR, que se posicionou amplamente contrária à parceria. A Associação dos Professores da UFPR (APUFPR-SSind) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest) se manifestaram publicamente contra o contrato. O Diretório Central dos Estudantes (DCE), que inicialmente publicou nota apoiando, posteriormente posicionou-se contrário.
O chamamento público que originou o convênio com o banco foi cancelado, conforme um trecho da nota publicada, após a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) e a Pró-Reitoria de Administração (PRA) concluírem que "a legislação não permite que as instituições públicas tenham conta em instituições bancárias privadas, mesmo que seja uma conta de transferência de dados".
A Administração da UFPR chegou à conclusão que o contrato poderia ser considerado ilegítimo, um ano e meio após sua assinatura. A APUFPR-SSind alertou em matéria publicada em seu Informativo e no site sobre a ilegalidade do processo.
Além das entidades representativas, a comunidade acadêmica se manifestou, mesmo em período de férias, massivamente nas redes sociais, em blogs e instrumentos como Twitter e Facebook, contrária à implementação das carteirinhas patrocinadas pelo banco Santander.
O caso também foi denunciado ao Ministério Público Federal por servidores da UFPR."

Nenhum comentário:

Postar um comentário