quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Pesquisa do Ipea mostra que indústria nacional não é eficiente no consumo de energia" (Fonte: Rede Brasil Atual)

"Setores da indústria brasileira gastam cada vez mais energia sem necessariamente aumentar a produção. A constatação é do estudo Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, Economia e Bem-Estar Humano, divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo relatório, o setor siderúrgico aumentou em 40% a demanda energértica. Isso significa ao mesmo tempo menor eficiência energética e maior impacto ambiental, uma vez que os alto-fornos são mantidos com uso de carvão egetal. 


Esse segmento vai na contramão do setor residencial que apresenta redução no gasto energético graças a programas como o  Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que estimulou a produção de eletromésticos mais econômicos, entre  outras. Esse aumento mostra que a intensidade energética - que é a quantidade de energia utilizada dividida por indicadores como o  Produto Interno Bruto (PIB) - brasileira é menor que de países como o Canadá, Irlanda e os Estados Unidos. Um dos fatores que explicam  a baixa intensidade energética do país são equipamentos obsoletos como caldeiras, que além  de consumirem muita energia ainda roduzem grande quantidade de gases de  efeito estufa. 


O estudo do Ipea defende que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico  e Social (BNDES) financie apenas projetos com matriz energética sustentável. “Praticamente todos os investimentos feitos pelo setor de  energia ainda dependem de recursos públicos, e é natural que financiamentos estejam vinculados a comportamentos. Dessa forma, é interessante que o padrão de consumo e de produção de energia dialogue mais com o BNDES e que esse órgão tenha papel de indutor da sustentabilidade”, afirmou o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Gesmar Rosa Santos. 


Matriz energética limpa 
O Ipea avalia que a construção de uma matriz energética brasileira limpa demanda investimentos e integração entre as áreas de energia  e meio ambiente. “Muito mais que sacrifício para a economia nacional, a sustentabilidade ambiental deve ser vista como uma  portunidade  para o desenvolvimento socioeconômico", ressalta o relatório.

 Apesar do  potencial de matriz limpa, com base em dados do Ministério de Minas e Energia, o Ipea prevê um ligeiro aumento da participação de fontes de energia não renováveis na matriz brasileira. A principal  vilã será a geração em usinas termelétricas, movidas, na maioria, a carvão, óleo e diesel.

 O país poderá ter ganhos de sustentabilidade  na área energética se investir na produção de biocombustíveis desde que haja melhorias nas etapas de produção – na expansão de  projetos de energia eólica e solar e no aproveitamento de energia derivada de resíduos." 

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário