sexta-feira, 20 de junho de 2014

Funcionários da embaixada e do consulado dos Países Baixos no Brasil entram em greve (Fonte: Brasil Notícia)

"Ao mesmo tempo que o rei William Alexander e a rainha Máxima Zorreguieta dos Países Baixos calmamente acompanhavam o jogo de futebol entre Holanda x Austrália, em que a seleção holandesa venceu pelo placar de 3x2 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, os funcionários da embaixada em Brasília e do consulado no Rio de Janeiro cruzaram os braços em protesto, das 10h às 15h, e fizeram atos de protesto em frente as repartições.
 Os trabalhadores, que estão há mais de cinco anos sem reajuste salarial, reinvindicam um aumento de 26% em seus honorários, inflação oficial brasileira do período medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) além da determinação de uma data-base, que garantiria reajustes anuais.
 A paralisação é inédita na história do Brasil. Nunca antes funcionários de embaixadas - estrangeiros e locais - haviam paralisado as atividades no país. 
Os funcionários avisam que a paralisação de hoje foi somente um aviso, e que caso as reinivindicações não sejam atendidas, os funcionários pretendem voltar a cruzar os braços. “As manifestações de hoje foram um aviso. Faremos uma assembléia no próximo dia 23 (segunda-feira) para decidir o rumo do movimento. Se não tivermos uma resposta satisfatória, entraremos em estado de greve” disse Raimundo Oliveira, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Embaixadas, Consulados, Organismos Internacionais e Empregados que Colaboram para Estado Estrangeiro ou para Membros do Corpo Diplomático Estrangeiro no Brasil (Sindnações).
 A assessoria de imprensa da embaixada lançou uma nota, dizendo simplesmente que os funcionários anunciaram estar insatisfeitos com a oferta de reajuste salarial feita pelo Ministério Holandês de Relações Exteriores (que foi de 1,38% de aumento), e para enfatizarem suas demandas, resolveram realizar a paralisação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário