sexta-feira, 16 de maio de 2014

OIT divulga dados inéditos sobre o trabalho forçado (Fonte: MPT-DF)

"Relatório traz estimativas oficiais do governo brasileiro e de estudos da organização em diversos países
Brasília – O trabalho forçado atinge quase 21 milhões de pessoas e traz grandes lucros aos seus perpetradores. O inédito Relatório sobre as Estimativas Econômicas Globais do Trabalho Forçado da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – a ser lançado no próximo dia 20, em Brasília – apresentará os lucros inerentes ao crime em todo o mundo. O Brasil é considerado referência no combate a esse problema. O documento traz dados oficiais de estudos da OIT realizados em diversos países, obedecendo a uma inovadora e rigorosa metodologia. O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, participa da sessão de lançamento.
Paralelamente, a Organização lançará também o projeto Consolidando e Disseminando Esforços para o Combate ao Trabalho Forçado no Brasil e no Peru, um empenho concreto para combater o problema nos dois países, com o apoio do Departamento de Trabalho do governo dos EUA.
Os lançamentos – inteiramente abertos à imprensa – ocorrerão no Auditório Ministro Mozart Victor Russomano do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em um evento que se estenderá ao dia 21, quarta-feira, e incluirá uma coletiva de imprensa.
Estarão presentes a diretora do Escritório da OIT no Brasil, Lais Abramo; o ministro presidente do TST, Antonio José de Barros Levenhagen; a chefe do Programa Especial de Combate ao Trabalho Forçado da OIT, Beate Andress; a embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde; o jornalista, coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), Leonardo Sakamoto; e representantes da Conatrae e de outras instituições da sociedade civil.
Um novo projeto para o Brasil – O Projeto Consolidando e Disseminando Esforços para o Combate ao Trabalho Forçado no Brasil e no Peru tem como objetivos aumentar o conhecimento sobre o trabalho forçado entre os principais atores no Brasil; aumentar o diálogo social e a capacidade institucional para a implementação de políticas públicas para a erradicação deste mal em nível nacional e estadual no país; intensificar o envolvimento do setor privado e de organizações de empregadores no combate ao trabalho forçado, também no Brasil; reduzir a vulnerabilidade socioeconômica de grupos suscetíveis ao trabalho forçado nas áreas de intervenção do Projeto; e, por fim, aprimorar as políticas de combate ao trabalho forçado no Peru.
Serviço
Evento: Trabalho forçado – Estimativas econômicas globais e um novo projeto para o Brasil.
Data: 20 e 21 de maio
Local: Auditório Ministro Mozart Victor Russomano do TST
Setor de Administração Federal Sul, quadra 8 , lote 1, Brasília – DF.
Programação
Dia 20
15h30 às 18h30 – Sessão de Abertura com convidados; lançamento do Relatório sobre as Estimativas Econômicas Globais do Trabalho Forçado e do Projeto Consolidando e Disseminando Esforços para o Combate ao Trabalho Forçado no Brasil e no Peru.
18h30 às 20h – Coletiva de Imprensa, seguido por coquetel.
Dia 21
9h às 10h30 – Intercâmbio de boas práticas da América Latina e tendências globais.
10h30 às 11h – Coffee break
11h às 12h30– Experiências no enfrentamento ao trabalho forçado no setor empresarial e em cadeias produtivas"
 
Fonte: MPT-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário