quarta-feira, 9 de abril de 2014

Filme sobre advogados contra a ditadura é lançado em Brasília (Fonte: OAB)

"Brasília – O filme “Os Advogados Contra a Ditadura: Por uma Questão de Justiça” será lançado nesta terça (8), às 19h, em Brasília. O filme do cineasta Silvio Tendler, que tem apoio do Conselho Federal da OAB, conta a história de advogados que defenderam presos políticos durante os anos de chumbo no país, entre 1964 e 1985. O evento é gratuito e aberto ao público.
O documentário apresenta depoimentos de presos políticos e de advogados, entre eles Antônio Modesto da Silveira, Eny Moreira, Técio Lins e Silva, George Tavares e Alcyone Barreto. Também é lembrada a atuação de grandes nomes da advocacia no período, caso de Sobral Pinto. As filmagens deram origem a uma série de três episódios, atualmente exibida pela TV Brasil.
Segundo o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, “em tempos tão hostis, tínhamos na figura destes honrosos senhores – muitos já falecidos – a segurança de uma representação legal da sociedade nos raros interrogatórios em que se permitia a figura do advogado”. “O filme de Silvio Tendler relembra a atuação marcante e importante dos defensores do direito de defesa em uma época em que este era constantemente talhado”, afirma.
Em entrevista à Tribuna do Advogado, da OAB-RJ, o cineasta conta que “os advogados eram verdadeiros pais para os prisioneiros”. “Eram amigos. Os próprios ex-presos políticos contam no filme, de forma engraçada, como, em meio a uma guerrilha, desconfiavam da ajuda daquelas pessoas. Eles queriam chegar sozinhos nos tribunais e fazer proclamações revolucionárias, mas os advogados diziam: ‘Minha obrigação é te defender’. Era muito bonita essa relação”, revela.
A exibição de “Os Advogados Contra a Ditadura: Por uma Questão de Justiça” começa às 19h, no Cine Brasília, que está localizado na EQS 106/107. A entrada é gratuita."

Fonte: OAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário