segunda-feira, 17 de março de 2014

Direitos Humanos ouve demandas de movimentos sociais nesta quarta (Fonte: Agência Câmara)

"A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (19) com representantes de movimentos sociais para que apresentem suas demandas ao colegiado. O requerimento para realização do encontro, apresentado pelo presidente da comissão, deputado Assis do Couto (PT-PR), foi aprovado na primeira reunião deliberativa deste ano, realizado na semana passada.
A aprovação do pedido de audiência causou algumas divergências. Representantes da bancada evangélica questionaram a falta de indicação das entidades a serem convidadas. Na concepção do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), deveriam ser aprovados somente requerimentos com indicação das instituições a serem ouvidas.
Também para o deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF) é importante saber quais são os movimentos sociais convidados. “É justo que tenhamos esse conhecimento prévio para termos equidade no debate”, sustentou.
Já para o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), “se a proposta é definir a agenda, não há como balizar nada para ninguém neste momento”. Na sua avaliação, as instituições devem se organizar e mostrar os temas que querem debater.
A polêmica foi encerrada e o requerimento aprovado somente quando o deputado Nilmário Miranda (PT-MG), que presidia a reunião, esclareceu que a audiência, na verdade, seria “uma espécie de escuta democrática, em que os movimentos são convidados e apresentam suas reivindicações”. Nenhum representante fará parte da mesa, haverá apenas um grande debate.
A primeira audiência pública da comissão neste ano busca uma reaproximação com organizações parceiras com trajetória ligada aos direitos humanos. “A participação de atores ligados historicamente à luta pelos direitos humanos vai qualificar o encontro, que visa a identificar as demandas de um Brasil humanista e inclusivo, com respeito à diversidade e aos valores democráticos”, avaliou Assis do Couto.
A audiência está marcada para as 13h30, no plenário 9."

Nenhum comentário:

Postar um comentário