segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

JBS de Naviraí é condenado por demissões discriminatórias (Fonte: MPT)

"Frigorífico pagará dano moral coletivo de R$ 300 mil por dispensar empregados que aderiram a greves
Campo Grande – A Justiça do Trabalho sentenciou o frigorífico JBS S.A, de Naviraí (MS), ao pagamento de dano moral coletivo de R$ 300 mil pela prática de demissões discriminatórias. A empresa foi processada pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) por dispensa em massa de grevistas e por divulgar informações desabonadoras e impedir o acesso de ex-empregados.
Foi comprovado que a empresa demitiu empregados que participaram da greve realizada em 2011 e que adotou procedimento para impedir o acesso de pelo menos um trabalhador às instalações do JBS. Em 2008, também houve, aproximadamente, 200 demissões motivadas pela greve.
Segundo a sentença do juiz do Trabalho Leonardo Ely, as condutas praticadas pela empresa são ilegais e atingem não só direitos individuais dos trabalhadores, mas também valores fundamentais da sociedade. “São atos discriminatórios que causam uma violação aos valores sociais que a Constituição Federal elegeu como prioritários para organizar a vida dos brasileiros..."

Íntegra disponível em MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário