quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lobão: Aneel e Tesouro já estão fazendo os cálculos para cobrir CDE (Fonte: Jornal da Energia)

"O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta segunda-feira (05/08) que o Tesouro Nacional e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão fazendo os cálculos necessários para cobrir o rombo na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). “Tão logo cheguemos aos números finais, certamente o tesouro tomará as providencias”, afirmou Lobão.
O ministro se mostra otimista principalmente porque nesta segunda-feira o Tesouro fez uma nova emissão de R$ 800 milhões em títulos públicos para injetar recursos na CDE, segundo a portaria 440 publicada no Diário Oficial da União (DOU). “Isso já é um indicativo de que a solução esta por poucos dias”, finalizou o ministro de Minas e Energia. O subsecretário da dívida pública, Paulo Fontoura Valle, autorizou a emissão 891.002 títulos na quinta-feira, 1º de agosto. Os papéis têm vencimento em 1º de outubro de 2014.
Os recursos da CDE estão sendo usados para financiar a redução das tarifas de energia, cobrindo a indenização de empresas do setor que optaram por renovar as suas concessões, seguindo os dispositivos da Medida Provisória 579, e também o custo mais alto da geração de energia elétrica por conta do acionamento das usinas termelétricas mais caras para contonar a situação hidrológica desfavorável. Anteriormente, o gasto com térmicas era repassado às tarifas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário