terça-feira, 2 de julho de 2013

Condições de 5 mil palestinos presos por Israel preocupam comitê da ONU (Fonte: ONU/BR)

"O ‘Comitê Especial para investigar práticas israelenses que afetam os direitos humanos do povo palestino e outros árabes dos territórios ocupados’ demonstrou preocupação com o descumprimento das obrigações de Israel como potência ocupante e a violação do país em relação os direitos humanos dos palestinos. A comissão da ONU advertiu que o descontentamento popular pode resultar em mais uma rodada de violência na região.
A prisão de cerca de 5 mil palestinos por Israel, a detenção “sistematicamente abusiva” das crianças palestinas, o impacto do bloqueio israelense em curso em Gaza e a demolição contínua de casas palestinas estão entre as preocupações citadas. O comitê concluiu na semana passada uma missão de averiguação em Amã, na Jordânia e Cairo, no Egito.
“O relato mais alarmante diz respeito à sistemática detenção abusiva e o interrogatório em crianças palestinas pelas autoridades israelenses”, disse o embaixador do Sri Lanka, Palitha Kohona, que atualmente dirige o comitê. Testemunhas contam que cerca de 200 meninos e meninas estão na prisão e que muitas vezes são levadas embora no meio da noite, com os olhos vendados e as mãos amarradas.
O embaixador também destacou que 20 presos estão em greve de fome para protestar por abusos como a detenção arbitrária, condições ruins nas prisões, negação das visitas de familiares, confinamento solitário, falta de acesso à educação e tratamento médico negligente.
Para Kohona, a vida dos palestinos em Gaza foi profundamente perturbada pelo bloqueio econômico e territorial imposto por Israel, que já dura seis anos. Os mais prejudicados foram os pescadores, que tiveram a sua área de trabalho reduzida durante a temporada de pesca, e os agricultores, por causa das restrições a exportações e a interdição do território próximo à fronteira. O bloqueio também impediu o contato de muitos palestinos com familiares que vivem na Cisjordânia."

Fonte: ONU/BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário