terça-feira, 2 de julho de 2013

Camponeses colombianos pedem que governo interrompa repressão policial (Fonte: Sul21)

"A Associação Camponesa do Catatumbo colombiano exigiu nesta segunda-feira (01) que o presidente Juan Manoel Santos ordene às forças militares que suspendam repressão contra os camponeses. A categoria está em greve há mais de duas semanas e, na semana passada, dois trabalhadores rurais foram mortos pela polícia. Os agricultores pedem a demarcação de uma Zona de Reserva, para evitar o avanço do latifúndio, e reivindicam a substituição gradual dos cultivos ilícitos mediante projetos sustentáveis.
Em comunicado, a organização denunciou a detenção ilegal de Libané Uribe, de 26 anos, que foi preso neste domingo (30) por membros da força pública por supostamente portar uma granada e uma pistola. De acordo com o texto, não se sabe o paradeiro de Uribe, reconhecido dirigente comunitário e ex-presidente da Junta de Ação Comunal de Las Palmas.
“Denunciamos este novo falso positivo judicial, baseado em uma montagem das forças militares e da polícia, dirigido contra a mobilização do Catatumbo e a Associação Camponesa”, aponta o texto, publicado pela Agência de Prensa Rural. Estes fatos, destacam os agricultores, “demonstram mais uma vez a falta de vontade política para solucionar os problemas do campesinato do Catatumbo”.
A Associação destacou que com Uribe são quatro camponeses processados durante a greve e mais de 200 presos por supostos delitos de rebelião.
Ontem, os agricultores em greve nessa região aceitaram o convite do presidente colombiano de dialogar nesta terça-feira para encontrar uma saída à crise que vivem e expressaram sua boa vontade em desbloquear uma estrada no município de Ocaña. Eles pediram ao governo que se comprometa a um acordo de subsídios para os habitantes da região, abandonada pelo Estado durante mais de sete décadas e que serviu por anos como território ao paramilitarismo."

Fonte: Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário