sexta-feira, 7 de junho de 2013

Procuradores do caso Eternit (Itália) visitam MPT para ampliar a discussão sobre o amianto (Fonte: PRT 15ª Região)

"Campinas (SP) – O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai receber no próximo dia 12 de junho, às 14h, em sua sede em Campinas, procuradores e ex-sindicalistas de Turim (Itália), atuantes no processo histórico que condenou dois dirigentes da empresa Eternit por contaminação de 2 mil funcionários por exploração de amianto. O evento ainda contará com a participação da auditora fiscal e gerente do Programa do Amianto da Superintendência do Trabalho em São Paulo, Fernanda Giannasi.
Os convidados irão compor a banca para o II Ciclo de Palestras do MPT, visando agregar conhecimentos para o combate ao uso do amianto no Brasil. O componente – utilizado principalmente na fabricação de telhas e caixas d’água – é alvo de recorrentes debates no Supremo Tribunal Federal (STF), visto que a substância é considerada cancerígena pelos especialistas. Mais de sessenta países mundo afora já aboliram o suo da fibra de seu processo produtivo.
Um dos casos emblemáticos de contaminação por uso do amianto é o da Eternit, na Itália. A justiça italiana condenou, no ano passado, dois dirigentes da empresa a cumprirem 16 anos de prisão e a pagarem indenizações que superam a marca de R$ 100 milhões por submeterem seus empregados a riscos decorrentes do contato com o amianto.
Os promotores da ação indenizatória, Gianfranco Colace e Sara Panelli – que participarão da palestra –, representaram 1.830 mortos e 1.027 doentes terminais com asbestose e outros males causados pelo amianto.
O evento tem como público preferencial membros e servidores do Ministério Público do Trabalho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário