sexta-feira, 12 de abril de 2013

Turistas podem enfrentar problemas com uso de 4G na Copa do Mundo (Fonte: O Globo)

"Faixa de 700 MHz só será ocupada pela internet móvel a partir de 2015
BRASÍLIA Turistas estrangeiros poderão enfrentar problemas para acessar a rede 4G brasileira durante a Copa do Mundo, pois a faixa de 700 MHz, usada em diversos países para o serviço, ainda não estará disponível. O leilão da frequência deve ocorrer em janeiro do ano que vem e, de acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende, só deve começar a funcionar a partir de 2015.
- Em 2014 ainda não teremos 700 MHz, vai ter que trabalhar no 2,5 GHz - disse Rezende, em entrevista à agência Reuters.
O governo leiloou frequências de 2,5 GHz para uso pela telefonia 4G no ano passado, mas a infraestrutura construída nesse padrão, que deverá estar disponível nas cidades-sede da Copa do Mundo, será incompatível com aparelhos que operam em 700 MHz. A frequência é considerada pela indústria como a mais apropriada para a operação do serviço, pois precisa de menos antenas para a cobertura. Hoje, a faixa é utilizada no Brasil pela TV aberta analógica e o governo está propondo transformar o sinal das emissoras em digital, liberando o espectro.
De acordo com a 4G Americas, existem no mundo 41 países que liberaram o uso do 4G na mesma faixa adotada pelo Brasil, incluindo países europeus, como França e Espanha, além de Rússia e China. Porém, os EUA, que possuem a maior rede do mundo, operam em 700 MHz.
Para o presidente da Anatel, a incompatibilidade não deve comprometer o uso de celulares pelos turistas que vierem ao torneio. Os aparelhos vão acessar a internet pela rede 3G. Segundo especialistas, o usuário terá uma velocidade bem menor quando acessar a internet..."

Íntegra: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário