terça-feira, 23 de abril de 2013

TRT18 edita Súmula 24 e altera a redação das Súmulas 2 e 9 (Fonte: TRT 18ª Região)

"O TRT de Goiás decidiu uniformizar sua jurisprudência a respeito da possibilidade de estorno de comissões do vendedor. O Tribunal Pleno, em sessão realizada no dia 11 de abril, aprovou a redação da Súmula 24 que trata do assunto. Além disso, alterou o teor das Súmulas números 2 e 9.
O objetivo é evitar decisões conflitantes e dar maior celeridade ao andamento dos processos na Justiça do Trabalho. O acórdão que fundamenta a edição da nova súmula foi disponibilizado no DJE-JT no dia 17 de abril e publicado hoje,18/4.
Veja abaixo o teor da nova súmula e das alteradas que também podem ser acessadas no menu bases jurídicas do site do Tribunal.
Súmula nº 2
INTERVALO INTRAJORNADA. SUPRESSÃO PARCIAL. PAGAMENTO
Em conformidade com a súmula 437 do TST, a supressão, ainda que parcial, do intervalo mínimo intrajornada legal, não obstante sua natureza salarial, implica seu pagamento integral e não apenas dos minutos suprimidos, com o acréscimo constitucional ou convencional sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho, ainda que tal supressão não importe excesso de jornada.
Súmula nº 9
JORNADA DE 12 X 36. HORÁRIO NOTURNO. INTERVALO INTRAJORNADA. HORAS EXTRAS
No regime de 12 horas de trabalho seguidas por 36 horas de descanso, são assegurados a redução da hora noturna, o gozo do intervalo intrajornada e o pagamento em dobro dos feriados laborados.
Súmula nº 24
VENDEDOR. COMISSÕES. ESTORNO. ART. 7º DA LEI Nº 3.207/57. INTERPRETAÇÃO RESTRITIVA
A exceção prevista no art. 7º da Lei nº 3.207/57 restringe-se ao estorno de comissões em caso de insolvência do comprador, sendo vedada a sua interpretação ampliativa para considerar lícito o estorno, como nos casos de inadimplência ou cancelamento do contrato, uma vez que não se pode transferir ao empregado os riscos do negócio, nos termos do artigo 2º da CLT."

Nenhum comentário:

Postar um comentário