segunda-feira, 11 de março de 2013

Procuram-se profissionais de TI (Fonte: Correio Braziliense)

"Redes sociais, dispositivos móveis, nuvens para armazenamento de dados, ferramentas para garantir a segurança de informações: o que não faltam são vagas para profissionais qualificados nessa vida regrada pela tecnologia da informação (TI). No entanto, no Brasil, as empresas encontram dificuldades para contratar profissionais desse setor, que, no ano passado, cresceu 11% e passou a responder por 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB). 
Enquanto o setor se destaca com números expressivos, a quantidade de profissionais que chega ao mercado de trabalho desanima as empresas. Estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostra que, em 2014, o Distrito Federal e sete estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul Minas, Bahia e Pernambuco — precisarão de 78 mil profissionais do setor, mas somente 33 mil estudantes terão concluído os cursos. No ano que vem, apenas Bahia, Minas Gerais e Pernambuco terão profissionais disponíveis em quantidade adequada para o mercado.
O diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom, Sergio Sgobbi, assegura que o índice de desistência dos cursos superiores no Brasil justifica a carência por esses profissionais no mercado. O estudo mostra que a evasão escolar na área é de 87%. “A concorrência de alunos por vaga em cursos de TI é baixa, e muitos deles chegam à graduação com pouca base em matemática, por exemplo, por conta de deficiências nos níveis fundamental e médio. Com o tempo, esse aspecto diminui o interesse do aluno pela área”, explica..."

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário