segunda-feira, 11 de março de 2013

Distribuidoras de energia terão ajuda do governo (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"Para manter o benefício do desconto na conta de luz anun­ciado em janeiro e evitar pres­são sobre a inflação, o governo oficializou ontem um socorro às distribuidoras de energia. As poucas chuvas levaram as empresas a comprar eletrici­dade produzida por termoelétricas, que é mais cara. A conta é paga por essas comercializadoras, mas depois é repassada para o consumidor.
A ajuda será por meio de um fundo setorial, a Conta de Desen­volvimento Energético (CDE), que tem R$ 11 bilhões em caixa. Além disso, todos os anos essa conta será recheada com mais R$ 4 bilhões que o Tesouro Na­cional repassará de Itaipu. O di­nheiro será transferido para as distribuidoras pagarem os cus­tos extras com a compra emergencial de energia térmica, evi­tando assim um pedido de reajus­te extraordinário da tarifa, o que acabaria minando o desconto da conta implantado pelo governo no início do ano.
"Estamos socorrendo as distri­buidoras em benefício dos con­sumidores", afirmou ontem o ministro de Minas e Energia, Edi­son Lobão. "Todos os brasilei­ros já receberam suas contas com o desconto anunciado. E a decisão da presidente Dilma Rousseff tem caráter permanen­te", garantiu.
Rateio. O governo também de­cidiu que o custo do uso, em mo­mentos emergenciais, de ener­gia proveniente de termoelétricas passará a ser repartido. Até então, ficava a cargo das distri­buidoras, que repassavam os va­lores para as tarifas. Agora, 50% desse custo ficará com o agente que estiver exposto no mercado de curto prazo. A outra metade será rateada entre consumido­res, produtores e comercializadores..."

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário