quinta-feira, 21 de março de 2013

Emprego formal cresce mais na indústria (Fonte: Valor Econômico)

"Mesmo com ritmo de crescimento inferior ao do ano passado, a criação de empregos em fevereiro reforçou sinais de recuperação da economia. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados ontem, mostram que o saldo entre contratações e demissões na indústria no mês foi de 33,5 mil, 70% mais do que o registrado em igual período de 2012. Entre os 12 segmentos do setor monitorados pela análise, 10 abriram mais vagas formais, indicando que a retomada é generalizada.
No total dos setores, fevereiro terminou com 123,4 mil novas vagas. Esse saldo, apesar de 18% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, ficou acima da média das projeções apurada pelo Valor Data, de 98,6 mil novas vagas no mês. O setor de serviços também surpreendeu e foi responsável pela maior parte da geração líquida de postos - 82 mil novos empregos com carteira assinada. Houve crescimento em todos os seis ramos do setor observados pelo Caged, com ensino respondendo por metade dos postos criados, um recorde para o período.
A expansão quase generalizada na criação de vagas na indústria, porém, foi o que chamou a atenção dos especialistas e foi avaliada como "bom sinal". "Esse setor é o primeiro a sentir qualquer mudança no ritmo de crescimento, que depois é irradiado para as demais áreas. O resultado positivo mostra que a atividade pode estar mesmo se recuperando", afirma Fabio Romão, da LCA Consultores..."

Íntegra: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário