quarta-feira, 6 de março de 2013

CVM multa ex-conselheiros e ex-diretores da Brasil Telecom (Fonte: O Estado de S. Paulo)


"Ex-gestores foram acusados de agir contra os interesses da companhia; punição chega a R$ 2 milhões.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) multou em R$ 2 milhões dois ex-diretores e cinco ex-conselheiros da Brasil Telecom e da Brasil Telecom Participações, em mais um capítulo da antiga briga societária entre o Grupo Opportunity e fundos de pensão pelo controle da companhia. Os administradores foram acusados de atuar contra os interesses da companhia, o chamado desvio de poder.
A acusação apontou indícios de que a atuação dos então gestores e conselheiros acabou favorecendo o Opportunity na disputa pelo controle da BrT- comprada pela Oi em 2008. Segundo o relatório, os conselheiros agiram contra os interesses da BrT ao tentar impedir a realização de duas assembleias agendadas para 2005 pelos fundos de pensão e o Citigroup - detentores de fatia relevante na companhia - nas quais seria votada a substituição de administradores da empresa indicados pelo Opportunity.
Os episódios ocorreram logo após a destituição do Opportunity da gestão do fundo de participações CVC Nacional, que tinha como cotistas 14 fundos de pensão, e do chamado Fundo Estrangeiro, formado por Citigroup e Opportunity Equity Partners, principais acionistas da BrT. O rompimento da relação iniciada na época da privatização da Telebrás detonou a intensa batalha judicial entre o Opportunity, de umlado, e, de outro, os fundos e o Citigroup..."


Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário