quarta-feira, 6 de março de 2013

Campo Eletromagnético - STF: Programação completa da audiência pública que começa hoje, 06.03.2013

Segue abaixo a programação completa da audiência pública no STF que começou hoje, 06.03.2013, e que se encerrará no dia 08.03.2013, tratando dos "efeitos da radiação eletromagnética de baixa frequência sobre o meio ambiente e a saúde pública; os investimentos e tecnologias necessários para se reduzir o campo eletromagnético das linhas de transmissão; e as repercussões práticas e econômicas de tal redução sobre o fornecimento de energia elétrica", conforme divulgado pelo STF.
O assunto interessa a todos os consumidores e também aos trabalhadores do setor elétrico. Há vários estudos relevantes apontando os efeitos nocivos do campo eletromagnético em linhas de transmissão de energia elétrica sobre o meio ambiente e sobre a saúde. Há também diversas pesquisas apontando o potencial cancerígeno em razão da radiação produzida.
A Advocacia Garcez está acompanhando a audiência pública, em especial no que tange aos riscos que estão submetidos os trabalhadores. Relataremos os principais pontos, polêmicas e conclusões da audiência pública a entidades sindicais que representam os trabalhadores expostos ao campo magnético.
A audiência pública está sendo transmitida ao vivo pela TV Justiça.
Neste momento a Dra. Cláudia Lima Marques, Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, está apresentando a posição do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) sobre o assunto. 
Atenciosamente,
Maximiliano Nagl Garcez

RECURSO EXTRAORDINÁRIO 627.189 SÃO PAULO
RELATOR :MIN. DIAS TOFFOLI
RECTE.(S) :ELETROPAULO METROPOLITANA - ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S/A
ADV.(A/S) :ALEXANDRE DE MENDONÇA WALD E OUTRO(A/S)
RECDO.(A/S) :SOCIEDADE AMIGOS DO BAIRRO CITY BOAÇAV E OUTRO(A/S)
ADV.(A/S) :URSULA RIBEIRO DE ALMEIDA E OUTRO(A/S)
RECDO.(A/S) :PEDRO ROXO NOBRE FRANCIOSI
ADV.(A/S) :SEBASTIÃO BOTTO DE BARROS TOJAL E OUTRO(A/S)
AM. CURIAE. :AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELETRICA - ANEEL
PROC.(A/S)(ES) :PROCURADOR-GERAL FEDERAL
AM. CURIAE. :ASSOCIACAO BRASILEIRA DE DISTRIBUIDORES DE ENERGIA ELETRICA - ABRADEE
ADV.(A/S) :CARLOS FERNANDO COUTO DE OLIVEIRA SOUTO E OUTRO(A/S)
AM. CURIAE. :UNIÃO
ADV.(A/S) :ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO
DESPACHO:
Defiro, a pedido, a alteração das datas de exposição dos especialistas Dr. Sergio Koifman, Dra. Ubirani Barros Otero e Dr. Victor Wünsch Filho, bem como o pedido de substituição do especialista indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia CUT), com a alteração da data da exposição, tudo nos termos do cronograma a seguir.
Na oportunidade, também defiro, a pedido, o cancelamento da inscrição da Dra. Flávia Piovesan, do Dr. Celso Fiorillo e do Dr. André Luiz Fonseca Naime.
Em razão dessas alterações, o cronograma da Audiência Pública sobre Campo Eletromagnético de Linhas de Transmissão de Energia RE 627189 / SP passa a ser o seguinte:
Dia 6 de março de 2013:
1) Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A
Expositor: Dr. Sidney Simonaggio - Vice-Presidente de Operações e Comercial da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A.
2) Ministério da Saúde
Expositor: Dr. Sergio Koifman - Pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz).
3) Agência Nacional e Energia Elétrica (ANEEL)
Expositor: Dr. Carlos Alberto Mattar - Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição.
4) Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)
Expositora: Dra. Cláudia Lima Marques - Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
5) Ministério de Minas e Energia
Expositor: Dr. Elizeu Pereira Vicente - Coordenador-Geral de Monitoramento da Transmissão e Distribuição do Ministério de Minas e Energia.
6) Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia
Expositora: Dra. Valdelice Teodoro - Presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia.
7) Empresa de Pesquisa Energética – EPE
Expositor: Dr. José Carlos de Miranda Farias - Diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Dia 7 de março de 2013:
1) Sociedade Amigos do Bairro City Boaçava e Sociedade Amigos do Alto dos Pinheiros
Expositor: Dr. Martin Blank - Professor associado aposentado do Departamento de Fisiologia e Biofísica celular da Universidade de Medicina de Columbia/ Estados Unidos (Columbia University Medical Center).
2) Expositor: Dr. Paolo Vecchia - Membro do Conselho do Comitê Internacional do Projeto EMF da Organização Mundial da Saúde 3) Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A (IPT)
Expositor: Dr. Mário Leite Pereira Filho - Doutor em Engenharia
Elétrica pela Universidade de São Paulo e Pesquisador III do Instituto de Pesquisa Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A.
4) Ministério da Saúde
Expositor: Dra. Ubirani Barros Otero - Mestre e Doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz) e Gerente da Unidade Técnica de Exposição Ocupacional, Ambiental e Câncer - Coordenação Geral de Prevenção e Vigilância (Conprev/INCA).
5) Centrais Elétricas Brasileiras S/A - Eletrobras
Expositor: Dr. Júlio Cesar Alves de Aguiar - Engenheiro Eletricista especialista em Sistemas Elétricos de Potência
6) Centro de Estudos e Pesquisas em Direito Sanitário (CEPEDISA)
Expositor: Dr. Fernando Mussa Abujamara Aith - Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pesquisador do CEPEDISA e do Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da USP.
7) Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
Expositor: Dr. Dalton de Oliveira Camponês do Brasil – Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco.
Dia 8 de março de 2013:
1) Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE)
Expositor: Dr. Cesar de Barros Pinto - Diretor Executivo da Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE).
2) Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Expositor: Dr. Victor Wünsch Filho - Médico sanitarista e Professor Titular do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
3) Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL)
Expositor: Dr. Luiz Adriano M. C. Domingues – Engenheiro Eletricista, Mestre em Engenharia de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).
4) Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO)
Expositor: Dr. Jair Felicio - Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Segurança do Trabalho.
5) Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP)
Expositor: Dr. Paulo César de Oliveira Teixeira – Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais.
6) Expositor: Dr. Roberto Felizardo Moreno - Engenheiro Civil (EPUSP) e Ambiental (FAAP), com pós-graduação em Gestão Ambiental em Negócios do Setor Elétrico (IEE – USP). Consultor em linhas de transmissão de energia elétrica.
7) Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia CUT)
Expositor: Sr. Wilson Marques de Almeida - Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia CUT).
Publique-se.
Brasília, 27 de fevereiro de 2013.
Ministro DIAS TOFFOLI
Relator

Nenhum comentário:

Postar um comentário