quarta-feira, 13 de março de 2013

Comissão de reforma do Regimento Comum é instalada e elege presidente (Fonte: Câmara dos Deputados)


"A comissão mista destinada a propor mudanças no Regimento Comum do Congresso Nacional foi instalada nesta terça-feira (12). O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da comissão. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) será o relator. A comissão foi criada dia 1º de março pelos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros.
Vaccarezza lembra que o regimento não vai ser completamente alterado, mas modernizado para se adequar aos regimentos específicos da Câmara e do Senado. Para o presidente da comissão, o importante agora não é focar em “temas palpitantes”, como votação de vetos, mas estudar o conjunto do regimento. “Nós temos o dever de pensar a longo prazo”, completa.
Para o deputado, além de atualizar o Regimento Comum, o desafio da comissão será simplificá-lo, tornando-o mais transparente. “Muitas vezes, nem mesmo quem está no plenário consegue acompanhar os debates. Com um regimento mais democrático, o povo também poderá saber o que está acontecendo”, observa.
Vaccarezza marcou para a próxima terça-feira (19) uma reunião com a participação de convidados para debater o assunto.
A comissão para reforma do Regimento Comum é composta por seis senadores e seis deputados, e terá 90 dias para concluir os trabalhos."


Fonte: Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário