terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Telefônica e Claro querem dividir 4G (Fonte: Valor)


"Depois que Oi e TIM decidiram construir uma rede única de quarta geração da telefonia móvel, chegou a vez de Claro e Telefônica buscarem unir forças.
Segundo apurou o Valor PRO, serviço em tempo real do Valor, as duas empresas estudam compartilhar a mesma frequência 4G. A Telefônica entrou neste mês com uma consulta na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para saber se, pela regulamentação, a operação de compartilhamento é possível. Embora não cite o nome da Claro no pedido de consulta, a reportagem apurou que a Telefônica tem interesse na parceria com a empresa do grupo mexicano América Móvil. A Claro é dona de um bloco de frequência contíguo ao da Telefônica.
Procuradas pelo Valor, a Claro informou, em nota, que é favorável ao compartilhamento de infraestrutura. "Prova disso, é que [a empresa] já compartilhou grande parte das suas ERBs [estações radiobase] e têm acordo assinado com todas operadoras. O que a Claro ainda está avaliando é como o compartilhamento de espectro pode interferir na experiência final do cliente, já que a qualidade é sua principal preocupação [...]".
Em entrevista ao Valor PRO no início do mês, o presidente da Claro, Carlos Zenteno, chegou a afirmar que não contemplava "a ideia de compartilhar equipamentos e frequência". "Quando você compartilha a tecnologia, tem que compartilhar o espectro e o equipamento. Vamos usar frequências e equipamentos exclusivamente para a Claro", afirmou à época Zenteno..."

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário