terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Consulado negou informações sobre diplomata à CNV (Fonte: Estadão)

"O Itamaraty será acionado para encaminhar ao governo americano um pedido de informações sobre o envolvimento do ex-diplomata americano Claris Halliwell com a ditadura militar brasileira, diante da recusa do consulado daquele País em São Paulo em atender às primeiras demandas por informações.
O envolvimento do ex-diplomata americano Claris Halliwell com a ditadura militar brasileira está causando embaraço diplomático entre os dois países. Diante disso, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) vai interceder para desfazer mal-entendidos e tentar a colaboração do governo dos Estados Unidos às investigações.
A estratégia para acertar a colaboração americana será definida em reunião nesta terça-feira (26) da CNV com o coordenador da Comissão Estadual da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo, Ivan Seixas. Se a via diplomática não for suficiente, as duas comissões vão discutir meios legais de cobrar as explicações ao governo americano. Um dos caminhos é acionar, por meio do Ministério da Justiça, o acordo de cooperação jurídica internacional entre os dois países..."

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário