terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Governo banca elétricas para pagarem térmicas (Fonte: O Estado de S. Paulo)


"Proposta é evitar aumento extraordinário das tarifas, mas empresas terão que devolver dinheiro ao Tesouro depois de aprovados reajustes anuais.
O Tesouro Nacional vai fazer uma espécie de empréstimo às distribuidoras de energia, para garantir às empresas condições de pagar pela eletricidade gerada pelas usinas termoelétricas e, ao mesmo tempo, evitar um repasse imediato do custo para os consumidores.
Diferentemente dos esforços feitos no início do ano para garantir a redução média da conta de luz, o governo não arcará a fundo perdido com essa nova despesa.
As distribuidoras de energia terão acesso a recursos depositados em fundo setorial. O dinheiro terá que ser devolvido aos cofres públicos no futuro, depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar os reajustes anuais de tarifas. Na prática, o governo está dando um alívio imediato para as empresas do setor elétrico e evitando uma antecipação do pagamento, pelos consumidores, da energia térmica, que é mais cara e mais poluente..."


Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário