terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mercado de trabalho dá sinais de acomodação (Fonte: Valor)

"A taxa de desemprego em janeiro deve ser, novamente, a menor da série para um primeiro mês do ano, mas economistas veem sinais de acomodação no mercado de trabalho nos últimos meses, ainda que em nível bastante elevado. As estimativas, de acordo com a média das projeções de dez consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data, apontam para nível de desocupação de 5,3% da população economicamente ativa (PEA) em janeiro, ante taxa de 5,5% no mesmo mês de 2012.
Se confirmado este resultado, a taxa será maior do que a observada em dezembro, quando o desemprego foi de 4,6%, mas essa alta costuma ocorrer por questões sazonais, com o desligamento de trabalhadores temporários contratados para as festas de fim de ano. As projeções para a Pesquisa Mensal do Emprego, que será divulgada hoje pelo IBGE, variam entre 5,1% e 5,4%.
Para Fabio Romão, economista da LCA Consultores, o mercado de trabalho está mostrando sinais de acomodação há alguns meses, ainda que em patamar bastante positivo. Ele projeta taxa de desemprego de 5,4% em janeiro, pequena queda de 0,1 ponto percentual em relação ao observado em igual mês do ano passado. Nas contas com ajuste sazonal da consultoria, no entanto, a desocupação teve pequena alta na passagem mensal, passando de 5,4% em dezembro para 5,5% em janeiro..."

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário