quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MPT constata grave acidente em lixão de Campo Grande (Fonte: PNDT)

"O Ministério Público do Trabalho (MPT) fez, nessa quinta-feira (31), nova vistoria no lixão de Campo Grande para verificar se as providências acertadas em 24 de janeiro já haviam sido efetivadas. O local foi vistoriado após adiamento da discussão das cláusulas do termo de ajuste de conduta (TAC) proposto para assegurar condições mais seguras de trabalho aos coletores de resíduos sólidos.
O procurador do Trabalho Paulo Douglas de Almeida Morais percorreu a área definida como de transição, o antigo espaço do lixão, o aterro sanitário e a Usina de Triagem de Resíduos (UTR), e confirmou a ocorrência de um acidente com um trabalhador no dia 30, que teria sido soterrado perto da área do chorume.
O catador caiu às 9h e foi encontrado soterrado até a altura do nariz por volta das 15h, “graças a um capricho do destino’, pois a máquina que trabalhava perto do local falhou e desligou, o que permitiu ao operador ouvir os gritos de socorro. Ele foi resgatado pelos bombeiros e encaminhado ao posto de saúde da Coophavila II.
Segundo o procurador, “o acidente mostra a necessidade de revisão do acesso ao ‘lixão’ e deixa claro a urgência de medidas mínimas de segurança”.Na visita ao lixão, o MPT verificou que as medidas emergenciais não foram feitas conforme acordado. A prefeitura havia se comprometido a adquirir equipamentos de proteção individual (EPIs), providenciar acesso à água potável, permitir acesso dos catadores ao lixo nos espaços determinados e a remover o lixo remanescente do trabalho do dia anterior.
Também foi definida a criação de comissão de acompanhamento para facilitar a comunicação entre catadores, prefeitura e concessionária e foi fixado o período das 6h às 19h para o trabalho durante o horário de verão. Além disso, foi proibido o trabalho de catação de menores de 18 anos e de mulheres grávidas."


Extraído de: http://www.pndt.com.br/noticias/ver/2013/02/04/mpt-constata-grave-acidente-em-lixao-de-campo-grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário