quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

UNI insta o presidente Santos a acabar com os esquadrões da morte e as ameaças dirigidas aos dirigentes sindicais (Fonte: UNI Global Union)


"O recente assassinato de Juan Carlos Perez em 28 de janeiro, um líder sindical de Valle del Cauca, no sudoeste da Colômbia, impulsiona a UNI a denunciar o clima de insegurança que enfrentam os sindicatos há muito tempo.
Nyon, 4 de fevereiro de 2013 – a UNI condena veementemente o recente e atroz assassinato de um ativista sindical, elevando para 21 o número de sindicalistas mortos desde 2012. A UNI faz um apelo urgente às autoridades competentes para que os autores desses crimes sejam levados à justiça imediatamente, e assim pôr fim à impunidade flagrante em todo o país.
"Já é suficiente. Condenamos esses assassinatos e também a impunidade que reina no país, já que poucas ou nenhuma medida concreta é tomada pelas autoridades para esclarecer esses crimes. Pelo contrário, o que vemos é que a inércia permite que os responsáveis ​​pelos assassinatos saiam impunes, criando um clima de insegurança para os sindicalistas colombianos. Apesar disso, queremos enfatizar que os líderes sindicais na Colômbia não estão sozinhos. A UNI e suas afiliadas estão junto com eles", disse Adriana Rosenzvaig, Secretária Regional da UNI Américas.
Em uma carta dirigida às mais altas autoridades colombianas, a UNI instou o presidente Juan Manuel Santos e o ministro do Trabalho a tomar medidas ousadas para avançar e deter esses assassinatos, pondo fim à impunidade persistente. A Colômbia continua sendo o lugar mais perigoso para um sindicalista, onde muitos põem em risco suas vidas mais do que qualquer outro lugar do mundo. De fato, segundo a Human Rights Watch, mais de metade dos sindicalistas mortos em todo o mundo entre 2006 e 2010 eram colombianos."

Extraído de http://www.uniglobalunion.org/Apps/uni.nsf/pages/homepageEn?Opendocument&exURL=http://www.uniglobalunion.org/Apps/UNINews.nsf/vwLkpByIdHome/35071E2A47646EC4C1257B0A002C9E27/

Nenhum comentário:

Postar um comentário