terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sintius cobra ação contra apagões (Fonte: STIUS)

"Problemas e irregularidades no serviço de fornecimento de energia elétrica serão denunciados ao Minstério Público pelos urbanitários
Da redação
O Sindicato do Urbanitários (Sintius) vai denunciar ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Estadual os problemas e irregularidades que estariam ocorrendo nas empresas de energia elétrica que atuam na região.
Quadro de funcionários reduzido, insegurança na execução dos serviços, explosões em subestações e os constantes apagões, que afetam diretamente à população, são algumas dessas situações que, conforme a diretoria do sindicato, exigem maior atenção das autoridades locais.
Como exemplo, é citada a explosão ocorrida no último dia 11 na Subestação de Energia de Vicente Carvalho, em Guarujá, que deixou a populaçãoàs escuras por mais de 10 horas. Foi a segunda ocorrência desse tipo no mesmo local em menos de um ano.
A subestação afetada é de responsabilidade de três prestadoras de serviços (CPFL Piratininga, ISA  CTeep e Elektro), o que, de acordo com o sindicato,  torna a situação ainda mais grave e evidencia a necessidade daquele local de trabalho ter mais investimentos, funcionários e manutenção para evitar novos acidentes.
O presidente da entidade, Marcos Duarte, o Marquito, afirma que, apesar de o abastecimento ter sido normalizado, o sistema ainda funciona de forma precária e, em consequência, dois funcionários da CPFL Piratininga se acidentaram durante um serviço de manutenção no último dia 15. “Um deles ainda se encontra internado devido às queimadruas de primeira e segundo grau”, disse o sindicalista.
A denúncia e os pedidos de providência também serão encaminhados a outras entidades como Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado (Arsesp), Corpo de Bombeiros, câmaras municipais e prefeitos.
O sindicato prepara ainda manifestações na porta das unidades da ISA Cteep e da CPFL Piratiniga da região. Além disso, planeja fazer um abaixo-assinado para exigir que as empresas invistam mais nas ações de saúde e segurança e ampliem o número de funcionários na região.
Quadro Enxuto
Conforme Marquito, o número de trabalhadores na Baixada Santista para atender demanda de serviços está abaixo do ideal, o que dificulta a manutenção dos equipamentos no prazo necessário.
“Precisamos alertar a população e as autoridades para o que está ocorrendo no setor energético, pois os problemas, como apagões, estão afetando região. As falhas, em decorrência da alta de pessoal,e a negligência, em procedimentos de segurança das empresas podem gerar acidentes mais graves, causando mortes de trabalhadores”, disse Marquito."


Extraído de: http://www.sintius.org.br/site/publicacoes/materias-do-sindicato/301-materia-extraida-do-jornal-a-tribuna-de-hoje-23-01-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário