sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ritmo de atividade reduz concessão de férias coletivas (Fonte: Valor Econômico)

"As empresas reduziram ou estão repetindo o número de dias de férias coletivas neste ano, em um sinal de recuperação do nível de atividade. No ABC, os incentivos concedidos pelo governo ao setor automotivo e a expectativa de que o primeiro trimestre de 2013 mostre um ritmo melhor da economia diminuíram os dias parados em montadoras e empresas de autopeças em relação ao ano passado. Em setores de bens semiduráveis, como têxteis, vestuário e calçados, o número de dias repete 2011, mas há relatos de empresas com encomendas firmes e que preferiam parar menos.
Em poucos setores há um aumento no número de dias parados - um deles é o de caminhões, que estava em um ritmo de aquecimento atípico no fim de 2011 e agora voltou a normalidade. Outros segmentos com maior índice de férias é o de motos, na Zona Franca de Manaus. Pela legislação, as empresas precisam informar a concessão de férias coletivas aos sindicatos de trabalhadores com 15 dias de antecedência.
Na base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, filiado à CUT, a média das fábricas de São Bernardo é de menos dias com produção parada. A Ford vai parar apenas em dias que antecedem o Natal e o Ano Novo, conforme o banco de horas dos funcionários, mas não dará o tradicional período de recesso. Em nota, a empresa afirmou que, em 2012, "não concederá férias coletivas em suas fábricas instaladas no Brasil devido à readequação de produção à atual demanda do mercado..."

Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/12/14/ritmo-de-atividade-reduz-concessao-de-ferias-coletivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário