segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PACOTE ELÉTRICO IMPÔS A FUNDOS PERDAS DE ATÉ 17% (Fonte: Valor)


"A queda das companhias de energia na bolsa provocou estragos nos fundos de ações. Desde o anúncio do pacote elétrico, há cerca de dois meses, que aumentou a aversão a empresas sujeitas a interferências do governo, as perdas em algumas carteiras superam os 17%, enquanto o principal índice da bolsa, o Ibovespa, recua cerca de 5,3%.
Levantamento realizado pelo economista Marcelo d"Agosto, do blog "O Consultor Financeiro", no portal do Valor, mostra que 17 dos 20 fundos de ações com o maior prejuízo desde 11 de setembro - dia em que foram detalhadas as condições para a renovação das concessões - são setoriais de energia e de Petrobras, geridos por grandes bancos. O estudo considerou todas as categorias de fundos de ações com patrimônio superior a R$ 10 milhões, mais de dez cotistas e acessíveis a todo tipo de investidor.
Momentos de incerteza como o atual mostram que concentrar os investimentos em setores ou empresas específicas é um risco real. Desde o anúncio pelo governo do pacote de energia, há cerca de dois meses - que levou ações de elétricas a amargarem quedas no ano que superam os 60% em alguns casos -, carteiras setoriais de energia estão entre as maiores perdas no universo dos fundos de ações (de até 17%), segundo levantamento do economista Marcelo d"Agosto, do blog "O Consultor Financeiro".
Este ano, até o dia 16 de novembro, os fundos setoriais foram os que mais perderam entre todas as categorias apuradas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). A queda foi de 4,34%, na média, superior ao recuo de 2,38% do Ibovespa no período..."

Íntegra disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/11/26/pacote-eletrico-impos-a-fundos-perdas-de-ate-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário