segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Comunicação dos trabalhadores é fundamental para disputar hegemonia (Fonte: Blog do NPC)


"A manhã de quinta-feira, 22.11, foi dedicada à exposição de diversas experiências na área de comunicação sindical. Antes da apresentação, a professora Larissa Correa falou sobre a história social do trabalho, uma nova maneira de os estudiosos enxergarem os caminhos do trabalho escravo e livre no Brasil. Como ela explicou, a partir dos anos 1980 houve uma mudança de paradigma nesses estudos: antes, os escravos e os trabalhadores livres eram vistos como seres passivos, objetos do domínio completo do Estado e de seus senhores. “Por este estudo, o povo era tratado como manipulado, ignorante ou apenas pano de fundo dos eventos da elite. Eram os fracos e oprimidos, sempre silenciados ou dominados por outros”, explicou.
Depois da perspectiva da ausência passou-se à da agência, ou seja, ao entendimento de que esses trabalhadores, livres e escravos, foram sujeitos e protagonistas de sua história – sem deixar de lado, claro, os mecanismos de opressão, de coerção e controle que sempre foram usados pela classe dominante. “A ideia de um grande número de pesquisadores é mostrar que essas relações sempre foram muito mais complexas do que historiadores poderiam supor”, explicou. Foi uma breve apresentação do tema. Para aprofundar essa questão, um dos artigos indicados pela professora é o “Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980..."

Íntegra disponível em http://blogdonpc.wordpress.com/2012/11/22/comunicacao-dos-trabalhadores-e-fundamental-para-disputar-hegemonia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário