quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Segunda maior usina da Copel completa 20 anos (Fonte: Agências de Notícias do Paraná)


"A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, também conhecida como Usina de Segredo, comemora neste mês 20 anos em plena atividade. Em homenagem à data, os Correios lançam, às 14h desta quarta-feira (10), na sede da usina em Mangueirinha, o selo personalizado e o carimbo comemorativo ao aniversário.
Localizada entre Mangueirinha e Reserva do Iguaçu, a 370 quilômetros de Curitiba, ela é a segunda maior usina em capacidade da Copel, com 1.260 MW de potência instalada, atrás apenas da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia), com 1.676 MW. 
A construção é considerada um marco da engenharia paranaense, pioneira no levantamento de impactos ambientais e modelo de planejamento para as usinas que posteriormente viriam a compor o parque gerador da Copel. A Usina Ney Braga possibilitou ao Paraná reduzir de modo significativo sua dependência energética de outros estados no início da década de 90, ao mesmo tempo em que contribuiu para atenuar os riscos de interrupções do fornecimento nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 
“Além de praticamente garantir a autossuficiência em energia elétrica para o Paraná, o projeto arrojado de Segredo representou uma marcante conquista da engenharia paranaense”, lembra o diretor de Geração, Transmissão e de Telecomunicações da Copel, Jaime de Oliveira Kuhn..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário