quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Arroz orgânico produzido em assentamentos já chega aos supermercados (Fonte: Sul21)


"Durante a Rio+20, no mês de junho, celebrou-se a compra pelo Grupo Pão de Açúcar de 15 toneladas de arroz orgânico, produzido por cooperativas de assentamentos gaúchos. O produto está desde então nas prateleiras de supermercados das redes Pão de Açúcar e Extra do Centro-Oeste do país. “A importância é por entrarmos no mercado. O produto ainda não é conhecido, e o consumidor olha muito a marca”, afirma Airton Luiz Rubenich, integrante da direção da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), que fica no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita.
“Vamos continuar comprando e expandindo, na medida de sua aceitação pelos clientes”, afirma o diretor de relações institucionais do grupo, Paulo Pompílio. A compra foi definida após um compromisso firmado pelo Pão de Açúcar com o Governo Federal, em 2011, como parte do Brasil Sem Miséria. “O Ministério do Desenvolvimento Agrário articulou reuniões com Pão de Açúcar e Wal Mart”, recorda Airton Rubenich. O Wal Mart, contudo, ainda não comprou o produto.
O Grupo Pão de Açúcar se comprometeu com o Planalto a comprar produtos da agricultura familiar e assentamentos para combater a pobreza extrema no campo e a capacitar trabalhadores que recebem benefícios sociais do Governo Federal no meio urbano, para que, posteriormente, sejam contratados pela companhia. “O varejo tem um papel muito importante a contribuir com o desenvolvimento do país”, afirma Pompílio.
Airton Luiz Rubenich conta que há cerca de dez anos um grupo de cooperativas de assentados da Grande Porto Alegre, que forma o Grupo de Produção de Arroz Agroecológico, começou a converter sua produção de arroz para arroz orgânico. “A principal diferença é que o arroz é produzido sem nenhum produto tóxico em todas as etapas da produção”, explica o agricultor..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário