terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dois terços dos islandeses votam a favor de uma nova Constituição (Fonte: Carta Capital)

"REIKIAVIK, Islândia (AFP) – Dois terços dos islandeses apoiaram as propostas de um comitê de cidadãos para redigir uma nova Constituição, segundo dados definitivos do referendo consultivo de sábado, divulgados nesta segunda-feira pela rede de TV pública RUV. Em um exercício de democracia direta sem precedentes, 66,3% dos eleitores afirmaram que desejam que a futura Carta Magna se baseie no projeto apresentado.
A participação foi de 49%, muito abaixo dos 72,9% registrados no ano passado no referendo sobre a compensação que deveria ser dada aos britânicos e holandeses vítimas da quebra em 2008 do banco Icesave.
No referendo realizado no sábado, os islandeses deveriam responder sim ou não a seis perguntas sobre diferentes temas. Assim, 82,5% dos eleitores se pronunciaram contra a propriedade privada dos recursos naturais da Islândia e 57% pela manutenção de uma Igreja de Estado. Como no Reino Unido, onde a Igreja Anglicana desfruta de status oficial, a igreja oficial da Islândia é a Igreja Evangélica Luterana da Islândia..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário