quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Metalúrgicos fecham acordo com 92 empresas (Fonte: Valor)


"Em mais um dia de paralisações dos metalúrgicos no Estado de São Paulo, o número de empresas que fecharam acordo diretamente com os sindicatos aumentou. No ABC, 92 empresas em que trabaham 28,6 mil metalúrgicos garantiram aos seus funcionários o reajuste salarial de 8%, reivindicado pela categoria — até terça-feira, 76 empresas tinham fechado acordos. Até as 18h de ontem os acordos contemplavam 40,9% dos metalúrgicos em campanha no ABC.
O índice de reajuste pedido representa um ganho real de cerca de 2,5%, sobre uma inflação acumulada de 5,39% para a data-base da categoria, que é em 1º de setembro. De acordo com a Federação dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (FEM-CUT), muitas empresas têm procurado os 14 sindicatos de sua base no Estado para negociar diretamente, à revelia da negociação travada pela FEM com os setores patronais. O movimento de empresas em busca de acordos acelerou-se nesta semana, quando foram intensificadas as paralisações e atrasos nos turnos promovidos pelos metalúrgicos.
A FEM representa 250 mil metalúrgicos no Estado, mas cerca de 50 mil, que trabalham em montadoras, não entraram na campanha salarial deste ano. Esses trabalhadores fecharam, em 2011, um acordo válido por dois anos, que já garantia um ganho real de 5% acumulado no biênio.
Apesar dos acordos que estão sendo firmados, só o grupo de Fundição garantiu o pedido dos metalúrgicos, de 8%. Ontem, o setor patronal do Grupo 3, que reúne, entre outros, os trabalhadores de autopeças, apresentou uma nova proposta de reajuste salarial, de 7%, que deve ser rejeitada."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/20/metalurgicos-fecham-acordo-com-92-empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário