terça-feira, 4 de setembro de 2012

Encargos sobre energia triplicam em 9 anos (Fonte: Valor)


"A arrecadação do governo com encargos sobre as tarifas de energia elétrica mais do que triplicou desde 2003. De R$ 5,4 bilhões recolhidos à época, a receita total com essas taxas atinge R$ 18 bilhões por ano e já corresponde a cerca de 20% do faturamento do setor, praticamente o dobro do que representava há menos de uma década, segundo a Abrace (associação dos grandes consumidores industriais de energia).
Além de encarecer as contas de luz, onerando consumidores residenciais e tirando competitividade da indústria, boa parte dos encargos setoriais se desviou das finalidades para as quais foram criados. A presidente Dilma Rousseff anuncia, nos próximos dias, um pacote de redução das tarifas de energia elétrica. O governo trabalhava ontem com a tentativa de fazer o anúncio no dia 11, terça-feira que vem, mas a data ainda está sujeita a mudanças. A cerimônia, no Palácio do Planalto, se restringirá ao conjunto de medidas para o setor elétrico - sem entrar, por enquanto, na área de portos e aeroportos. Apesar da expectativa de uma queda das tarifas em torno de 20%, para consumidores industriais, algumas distorções podem continuar existindo..."

Íntegra disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/4/encargos-sobre-energia-triplicam-em-9-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário