quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Planalto reverte greve dos caminhoneiros (Fonte: Correio Braziliense)

"Diante da firme posição do governo de não abrir negociações enquanto fossem mantidos os bloqueios na estradas, os caminhoneiros decidiram suspender a greve, iniciada no último dia 25, que vinha causando transtornos cada vez maiores para a população. A decisão foi tomada depois que dirigentes das associações do setor, contra e a favor da paralisação, foram recebidos, separadamente, pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que se comprometeu a retomar as conversas depois que as rodovias forem desimpedidas. O movimento, deflagrado contra aplicação imediata da nova lei que regulamenta a atividade, vinha prejudicando o transporte de bens industriais e já ameaçava o abastecimento nas grandes cidades, provocando o elevação dos preços dos alimentos.
Uma nova rodada de conversas entre o Executivo e representantes da categoria deverá começar no próximo dia 8, com previsão de que sejam concluídas em 30 dias. "A greve terminou, mas esperamos uma desmobilização gradual. Por questões de segurança, a situação será normalizada nas rodovias até a manhã desta quarta-feira", afirmou Nélio Botelho, presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), maior incentivador do movimento e principal responsável pelos mais de 40 pontos de bloqueio em todo o país. Passos garantiu aos profissionais que os benefícios conquistados pelos trabalhadores serão mantidos. "Estamos falando da segurança e do bem-estar dos caminhoneiros", afirmou.
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse ao Correio que a presidente Dilma Rousseff estava preocupada com o fechamento de estradas. "O governo quer chegar a um acordo o mais rápido possível. Vamos aproveitar a divisão da categoria para negociar", destacou. A presidente, segundo ele, acompanhava de perto as negociações, mesmo envolvida com a cúpula do Mercosul. Dilma e Passos se reunirão hoje para discutir o encaminhamento das reivindicações do setor..."

Íntegra disponível em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/1/planalto-reverte-greve-dos-caminhoneiros/?searchterm=Planalto%20reverte%20greve%20dos%20caminhoneiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário