quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Paralisação da rede estadual de ensino (Fonte: @APPSindicato)

30 de Agosto é dia de paralisação estadual nas escolas


Calendário de mobilização começou no dia (28) e termina com manifestações em todo o estado no dia 30. Assembleia votará possibilidade de greve, se a pauta não for atendida. Nesta semana, executivo encaminhou às pressas PL do reajuste para professores para Alep.

 

Os professores e funcionários da Educação do Paraná fazem três dias de mobilização. Ontem (28) houve panfletagem. Hoje (29) há aulas de 30 minutos. Após o intervalo (10h), professores e funcionários farão debate nas escolas sobre a pauta da categoria e preparação para a paralisação.

Amanhã (30) é Dia de Luto e Luta. Haverá paralisação estadual e  grande passeata em Curitiba. Dia 30 de agosto já uma data tradicional para a entidade. Todos os anos educadores relembram o dia em que Álvaro Dias atacou professores com bombas e cavalos, em 1988.  No ano passado, sete mil pessoas estiveram nas ruas da capital na data. Neste ano, o movimento é ainda mais intenso, já que coincide com o prazo dado ao governo para resolver as pautas da categoria.

Após a passeata haverá assembleia geral, com possibilidade dos educadores entrarem em estado de greve. "Governador: compromisso assumido tem que ser cumprido" é o mote da campanha.

O que o governo prometeu:

- Reajuste de 19,55% ao magistério parcelado até outubro - índice necessário para se cumprir a Lei federal do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). A primeira parcela, em maio, foi a reposição da inflação (5,1%). A segunda parcela, de 6,66% deveria ter vindo em julho. O executivo enviou às pressas o projeto de lei nesta semana e hoje às 10h deve ser votado na assembleia legislativa.

- Reajuste de 3,54% para os funcionários, a fim de atingir o índice do salário mínimo regional. A defende 8,59%. Estes trabalhadores (merendeiras, inspetores, etc.) possuem os menores salários do funcionalismo estadual.

- Encaminhamento do projeto de lei com o novo Plano de Carreira dos funcionários

- Pagamento de promoções e progressões por tempo de serviço.

Informações:

30/08, 9h, na Pça Santos Andrade, caminhada em direção ao Palácio Iguaçu

30/08, 14h30, assembleia na Sede Social do Paraná Clube (Av. Pres. Kennedy, 2377, entrada pela Rua São Paulo, bairro Guaíra).

 

Marlei Fernandes de Carvalho ( presidenta) 9116-3013

Valdivino de Moraes  (sec. de Funcionários) 9104-5645

Secretaria de Imprensa

3026-9814

3026-9837

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário