quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Leilão de energia tem modelo inédito de contrato com flexibilidade de contratos (Fonte: Copel)

"A Copel vai promover um leilão inédito de energia no mercado de longo prazo, com possibilidade de personalização dos contratos por consumidores livres e potencialmente livres. O leilão está marcado para o dia 9 de agosto. Os interessados podem se inscrever até o dia 7.
Estatal paranaense com empreendimentos em nove estados, a Copel oferecerá no leilão a possibilidade de customização dos contratos às necessidades e características de fornecimento dos clientes. “O consumidor poderá escolher, logo após a fase de lances, itens como flexibilidade, índice de reajuste, opção de contratação de energia extra, período de parada para manutenção, preço teto baseado em tarifas cativas, entre outros”, explica o diretor de Geração e Transmissão de Energia e Telecomunicações, Jaime de Oliveira Kuhn.
Inédito nos leilões do setor elétrico, o modelo representa uma oportunidade de aumento da competitividade com a contratação de energia que preveja, por exemplo, as paradas para manutenção de equipamentos, férias coletivas ou contratempos de outra natureza.
Quem pode ser consumidor livre
Os consumidores livres e potencialmente livres têm como característica a livre escolha do fornecedor de energia. A energia da Copel pode atender a grandes consumidores localizados em qualquer região do Brasil.
Podem migrar para o mercado livre, adquirindo energia de fontes convencionais, as unidades consumidoras de energia que possuam demanda contratada junto à concessionária local superior a 3 mil kW, como indústrias de pequeno e médio portes.
Expansão
Com três usinas em construção, obras e concessões de linhas de transmissão em oito estados, a Copel iniciou em 2011 a expansão de sua atuação para além das divisas do Paraná. Essas obras são essenciais para garantir nível adequado de confiabilidade no suprimento futuro de eletricidade ao País e irão conferir uma posição de extrema relevância à Copel no setor, já que ela será responsável por operar o sistema que transportará a energia produzida nas hidrelétricas projetadas no rio Teles Pires, entre os estados do Mato Grosso e Pará, até os grandes centros de consumo.
“Os investimentos da Copel procuram seguir o ritmo de crescimento projetado para os próximos anos no seu Planejamento Estratégico, tanto para a área de geração quanto de transmissão de energia”, complementa Jaime de Oliveira Kuhn.
O Planejamento Estratégico da Copel tem por meta aumentar a participação relativa da Copel no mercado brasileiro de energia elétrica, com retorno em dividendos para o Governo do Paraná - seu principal acionista - e ganho de escala para a concessionária paranaense, uma das maiores empresas da Região Sul.
O edital do leilão e informações complementares podem ser obtidos em
www.copel.com, no link "Leilão de venda de energia nº 08/2012"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário