terça-feira, 21 de agosto de 2012

Hidrelétricas do Pantanal são alvo de ação (Fonte: O Globo)

"Procuradoria pede suspensão de 149 projetos até que haja estudo unificado sobre impacto ambiental.
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, localizada no Rio Correntes, na cidade de Sonora/MS, no entorno do pantanal Divulgaçaõ/ Ministério Público Federal do MS.

SÃO PAULO — A polêmica entre preservação ambiental e construção de usinas hidrelétricas no Brasil já não se limita à Amazônia. Os Ministérios Públicos Federal e Estadual do Mato Grosso do Sul ingressaram com ação civil pública na 1ª Vara Federal de Coxim/MS para suspender a construção de hidrelétricas nos rios do entorno do Pantanal até que seja feito um estudo único sobre o impacto cumulativo das obras. Segundo a ação, existem 126 empreendimentos instalados ou em curso na região e outros 23 projetos em análise. São 149 empreendimentos no total.
Para os procuradores e promotores, a maior planície alagável do mundo pode sofrer danos irreversíveis. Eles argumentam que os empreendimentos podem alterar o ciclo das cheias no Pantanal, que abrange áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, parte da Bolívia e do Paraguai.
— A ação deriva da ausência de atitudes dos órgãos governamentais e o descaso nos deixa perplexos. É quase intuitivo, inclusive para leigos, que o represamento das águas em diversos pontos altera o pulso de cheias e vazantes. O que está em jogo é a história do Pantanal — afirma o procurador Daniel Fontenele Sampaio, do Ministério Público Federal em Coxim (MS)..."


Íntegra disponivel em http://oglobo.globo.com/economia/hidreletricas-do-pantanal-sao-alvo-de-acao-5839442#ixzz24Bb0MYIw 

Nenhum comentário:

Postar um comentário