quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Assange mobiliza batalha global por liberdade (Fonte: Brasil 247)



"POLÍCIA COMEÇA A PRENDER MANIFESTANTES QUE SE AGRUPAM AO REDOR DA EMBAIXADA DO EQUADOR EM LONDRES, ONDE O JORNALISTA JULIAN ASSANGE, DO WIKILEAKS, ESTÁ REFUGIADO; RAFAEL CORREA ANUNCIA ÀS 9H SE IRÁ CONCEDER OU NÃO ASILO POLÍTICO AO ATIVISTA QUE ABALOU AS ESTRUTURAS DO PODER GLOBAL, AO VAZAR DOCUMENTOS SECRETOS ATÉ DO PENTÁGONO; INGLATERRA AMEAÇA ROMPER RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS.
16 de Agosto de 2012 às 08:02.
247 – É tenso o clima diante da embaixada do Equador, em Londres. Policiais da Scotland Yard começaram a prender manifestantes que se agrupam diante do imóvel, onde está refugiado o jornalista Julian Assange. Há mais de 700 pessoas diante do prédio, dispostas a evitar que polícia britânica invada a embaixada.
Nesta manhã, mais precisamente às 9h, o presidente do Equador anuncia se concede asilo político a Assange, que está refugiado em sua embaixada. O jornal “The Guardian”, um dos de maior prestígio da Inglaterra, já antecipou que a decisão será favorável ao ativista, acusado de assédio sexual na Suécia. Num clima de intensa pressão, autoridades do Equador anunciaram que receberam ameaças da Inglaterra sobre uma possível invasão à embaixada – o que seria considerado, por parte do Equador, como um ato hostil e de guerra, por violar tratados internacionais.
Responsável pela divulgação de segredos muito bem guardados, inclusive do Pentágono na invasão do Iraque, Assange se tornou protagonista de uma batalha global pela liberdade da informação – além, é claro, de inimigo público dos Estados Unidos. Para defendê-lo, foi contratado como advogado o juiz espanhol Baltazar Garzón, que é também uma celebridade internacional e foi responsável pela prisão do ditador chileno Augusto Pinochet..."

Integra disponível em http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/75535/Assange-mobiliza-batalha-global-por-liberdade.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário