segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tecnologia 4G chegará para poucos (Fonte: Correio Braziliense)

"O Brasil registra 53 milhões de acessos em banda larga móvel 3G e 253 milhões de linhas ativas na telefonia celular. Ter um aparelho conectado à internet, porém, não significa que aqueles que o utilizam têm recursos à altura dos preços dos planos. A multiplicação dos acessos na banda larga móvel é mais viável diante dos altos custos da ampliação da infraestrutura física necessária à conexão na casa do usuário.
Um município é considerado atendido quando 80% da área urbana esteja coberta pelo serviço, o que tende a deixar de lado, como sempre, as áreas de menor potencial econômico e interesse comercial. Apesar disso, a inclusão digital por meio da banda larga móvel parece ser o caminho traçado por países latino-americanos e outros que ainda lidam com as desigualdades e o subdesenvolvimento. Mas os preços elevados em troca de cada dado trafegado revelam os limites dessa inclusão.
Vem aí o 4G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu em 5 de junho as propostas das empresas interessadas em prestar o serviço no Brasil e, no dia 12, abriu os envelopes para avaliação. A licitação da faixa de 2,5 GHz está sendo realizada em conjunto com a faixa de 450 MHz, voltada à prestação de serviços de voz e dados em áreas rurais. A long lerm evolution (LTE) é uma tecnologia móvel de transmissão de dados que ultrapassa 40 Mbps de velocidade de download, atingindo patamares bem superiores aos atuais, pelo serviço 3G..."

Íntegra disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/7/7/tecnologia-4g-chegara-para-poucos/?searchterm=

Nenhum comentário:

Postar um comentário