segunda-feira, 9 de julho de 2012

Lideranças chilenas alertam para votação de projeto de lei que criminaliza protestos (Fonte: Opera Mundi)

"Lideranças chilenas alertaram para o "acelerado" processo legislativo de um polêmico projeto de lei de proteção à ordem pública, considerado um instrumento para silenciar o protesto. O projeto condena as ocupações de estabelecimentos e impõe penas de prisão para aqueles que participem de manifestações públicas.
O presidente da Confederação Nacional de Funcionários Públicos da Saúde Municipalizada, Esteban Maturana, disse que a norma constitui "uma iniciativa extremamente perigosa para o desenvolvimento da democracia no Chile". Para ele, a chamada "lei Hinzpeter", em alusão ao ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, pretende silenciar as mobilizações, ao sancionar com penas de prisão diferentes expressões de protesto social.
O objetivo desse projeto do governo, enfatizou Maturana, "é colocar uma camisa de força à lógica reação dos movimentos sociais ante o desenvolvimento do injusto modelo econômico prevaleciente no país"..."

Íntegra disponível em http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22930/liderancas+chilenas+alertam+para+votacao+de+projeto+de+lei+que+criminaliza+protestos.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário