segunda-feira, 16 de julho de 2012

Setor elétrico entra em greve e planeja protestos (Fonte: Seng-RJ)

"Começou à meia-noite de hoje (16) a greve dos trabalhadores do setor elétrico. A paralisação será por tempo indeterminado. A Eletrobras S/A engloba empresas como Furnas, Eletrobras, Eletronuclear e Cepel.
Os trabalhadores planejaram para esta semana três atos. Na manhã desta terça-feira (17), o protesto acontecerá na sede de Furnas, às 11h. Na quarta-feira (18), o ato será na Eletrobras, seguido de uma passeata na Avenida Rio Branco e, na quinta, na sede da Eletronuclear (19), também às 11h.
De acordo com Gunter de Moura Angelkorte, diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), a holding Eletrobras S/A não se pronunciou sobre a greve e não há previsão de uma nova reunião entre os trabalhadores e a empresa.
A decisão de entrar em greve foi tomada na tarde da última quinta-feira (12), pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), depois de uma reunião dos trabalhadores com a holding Eletrobras S/A, onde não houve avanço na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013. Os trabalhadores já haviam feito uma paralisão de 72 horas entre os dias 04 e 06 de julho.
A Assembleia, que aconteceu na noite da última quinta-feira (12), no Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região(Sintergia), reuniu quase 200 trabalhadores e confirmou a greve por tempo indeterminado a partir do dia 16, segunda-feira.
Durante a Assembleia, Gunter afirmou que a Eletrobras quer que as empresas públicas de energia tenham uma gestão semelhante com a das empresas privadas, que não respeitam normas de segurança e apresentam índices de acidentes de trabalho alarmantes. Além disso, para Gunter os trabalhadores devem discutir "o modelo adotado pelo setor elétrico."
Em boletim, a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) afirmou que o governo "prefere virar as costas aos trabalhadores de um setor fundamental não somente para o desenvolvimento econômico, como também para a soberania do Brasil."
A sede de Furnas fica na Rua Real Grandeza, 219, em Botafogo. A Eletrobras está sediada na Avenida Presidente Vargas, 409, no Centro do Rio. E a Eletronuclear está localizada na Rua da Candelária, 65, também no Centro."

Extraído de http://www.sengerj.org.br/sengerj/index4.php?id=600&page=principal&topico=principal&subtopico=destaque

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir